Mundo

Ashya King continuará tratamento contra tumor cerebral na Espanha

Os King foram encontrados no sul da Espanha, onde os pais passaram quatro dias presos, antes de viajar a Praga para que Ashya pudesse fazer a protonterapia

Agência France-Presse
postado em 24/10/2014 21:19
Praga - O menino britânico Ashya King, de cinco anos, dará prosseguimento ao tratamento contra um tumor cerebral na Espanha, após a melhora de seu estado de saúde, graças a trinta sessões de protonterapia (terapia com irradiação de prótons) que fez em Praga, capital tcheca, informou seu médico nesta sexta-feira.

Ao sair do Proton Therapy Center (PTC) de Praga, nas primeiras horas da tarde, de cadeira de rodas, o menino acenou com a mão direita para os jornalistas reunidos ali. Na mão esquerda, ele apertava com força um pequeno Porsche 911 prateado. "Seu estado (de saúde) melhorou durante o tratamento e agora consegue comer sozinho, consegue se sentar, brincar, responder perguntas, rir e dar alguns passos", disse Jiri Kubes, diretor médico do PTC, durante coletiva de imprensa.

Leia mais notícias em Mundo

Quando chegou a Praga, Ashya King estava deitado de bruços e se alimentava através de uma sonda gástrica. "A terapia transcorreu bem, sem complicações", disse Kubes, acrescentando que o menino viajará em breve para a Espanha, onde sua família tem uma casa, para fazer um novo tratamento, provavelmente uma quimioterapia. "Assim que terminar o tratamento na Espanha, será preciso esperar. A cada ano sem recaídas, a probabilidade [de superar a doença] será cada vez maior", disse o médico tcheco, que estimou as chances de cura em 70%.

Em Praga, o pequeno King enfrentou cada sessão de protonterapia com anestesia geral de forma a permanecer totalmente imóvel. Os especialistas do PTC fizeram para ele uma máscara e um travesseiro sob medida. "Ele perdeu alguns cabelos e está um pouco avermelhado, mas estes são os únicos efeitos colaterais que teve", disse o pai de Ashya, Brett King, à imprensa.

[SAIBAMAIS] "Vamos pegar um avião comercial [para a cidade espanhola de Málaga] este fim de semana. Ashya terá dois assentos só para ele, caso se sinta cansado", continuou o pai. Em agosto passado, o caso da família King despertou interesse internacional, depois que seus pais decidiram tirá-lo de um hospital de Southampton (Inglaterra) sem o consentimento médico, pois consideravam agressivo demais o tratamento a que era submetido.

Os King finalmente foram encontrados no sul da Espanha, onde os pais passaram, inclusive, quatro dias presos, antes de viajar a Praga para que Ashya pudesse fazer a protonterapia. A técnica, que não está disponível no Reino Unido, consiste na destruição das células cancerosas mediante a irradiação de um feixe de prótons diretamente nos tecidos afetados pelo tumor.

Nas primeiras 13 sessões, o feixe foi irradiado sobre uma área mais ampla, incluindo a medula espinhal, para impedir a propagação do tumor. As outras 17 sessões foram concentradas diretamente no tumor. Atualmente, a família não quer ir para a Inglaterra. "Uma viagem à Inglaterra não nos parece 100% seguro. Só queremos voltar para a Espanha, relaxar e fazer com que Ashya siga com o tratamento", afirmou Brett King.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação