Mundo

Putin admite ter ajudado ex-presidente Yanukovitch a fugir da Ucrânia

"Não escondo que nós o ajudamos a se refugiar na Crimeia. Naquele momento, a Crimeia fazia parte da Ucrânia", declarou Putin, no encontro anual do Clube Valday, que reúne especialistas russos e estrangeiros

Agência France-Presse
postado em 25/10/2014 00:51
MOSCOU - O presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu pela primeira vez, nesta sexta-feira, ter ajudado o ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovitch a fugir de seu país, após os protestos pró-Ocidente que levaram à sua saída em fevereiro passado.

"Não escondo que nós o ajudamos a se refugiar na Crimeia. Naquele momento, a Crimeia fazia parte da Ucrânia", declarou Putin, no encontro anual do Clube Valday, que reúne especialistas russos e estrangeiros.


O então presidente pró-Moscou Yanukovitch passou vários dias nessa península do mar Negro até alcançar o território russo.

"Como os acontecimentos em Kiev evoluíam muito rápido e de maneira tumultuosa, (...) teria sido insensato voltar para Kiev", acrescentou o chefe de Estado russo.

"Digo abertamente: Yanukovitch pediu que o levássemos para a Rússia, e nós fizemos isso", contou Putin.

Viktor Yanukovitch foi presidente da Ucrânia de 2010 a fevereiro de 2014 e fugiu do país, após os protestos pró-europeus de Maidan, a praça da Independência de Kiev. Ele foi acusado de "massacrar civis" durante essas manifestações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação