Mundo

Rebeldes xiitas e tribos aliadas à Al-Qaeda entram em confronto no Iêmen

Agência France-Presse
postado em 25/10/2014 09:32
SANA - Rebeldes xiitas e tribos sunitas aliadas à Al-Qaeda entraram em confronto no centro do Iêmen na sexta-feira à noite, causando dezenas de mortes, relataram fontes tribais.

Na mesma região, dez combatentes da Al-Qaeda foram mortos em um ataque noturno realizado por um drone, provavelmente americano.

Os rebeldes xiitas do Ansaruallah tentaram atacar posições tribais nas montanhas que dominam Rada, na província de Bayda, segundo fontes tribais.

Os insurgentes "foram forçados a retroceder a cada tentativa com pesadas perdas. Os combates deixaram dezenas de mortos, especialmente nas fileiras dos huthis", como são chamados os rebeldes xiitas, declarou por telefone à AFP uma fonte tribal.

Estes rebeldes, procedentes de Saada (norte), assumiram o controle em 21 de setembro da capital Sanaa.

Posteriormente, seguiram para o sul, onde tomaram o porto estratégico de Hodeidah, no Mar Vermelho. Também ganharam terreno nas províncias de Dhamar, Ibb e Baida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação