Mundo

Cúpula de Bonn termina sem avanços em negociações climáticas

O objetivo da próxima conferência, na capital peruana, é chegar a um acordo sobre um anteprojeto de texto a ser debatido ano que vem na capital francesa

Agência France-Presse
postado em 25/10/2014 18:34
Bona - A cúpula de Bonn sobre o Clima terminou neste sábado (25/10) sem avanços nas negociações, antes da conferência anual das Nações Unidas, prevista para dezembro, em Lima, que terá o desafio de preparar um acordo para 2015 para conter o aquecimento global.

Os países-membros da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas se reuniram entre segunda-feira e sábado, em Bonn, para avançar na elaboração do primeiro acordo de combate ao aquecimento global, que deverá ser ratificado em dezembro de 2015, em Paris.

O objetivo da próxima conferência, na capital peruana, é chegar a um acordo sobre um anteprojeto de texto a ser debatido ano que vem na capital francesa.


O negociador do Equador, Walter Schuldt, representando os países em desenvolvimento, afirmou que estas nações estavam "enormemente insatisfeitas" com o resultado deste encontro na antiga capital alemã.

Em Lima, os participantes deverão tomar uma decisão sobre os compromissos que os países terão que aceitar para reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa, lembrou na sexta-feira Elena Bardram, porta-voz da União Europeia, em Bonn.

Ao longo de 2015, os cerca de 190 países-membros desta convenção da ONU deverão anunciar suas contribuições nacionais ao esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, provocadas, em grande parte, pela queima de combustíveis fósseis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação