Mundo

Nobel de Física elogia a posição do papa Francisco sobre o criacionismo

"Eu estou realmente satisfeito em ver que o papa Francisco está endossando o trabalho de séculos de cientistas que buscam entender o processo do mundo material"

Rodrigo Craveiro
postado em 29/10/2014 08:51
Em depoimento ao Correio, por e-mail, o astrônomo norte-americano John Cromwell Mather, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 2006, elogiou a posição do papa Francisco. O líder católico assegurou que o criacionismo e a teoria do big bang podem coexistir sem colocar em xeque o papel de Deus na criação. Leia a íntegra do depoimento de Mather, laureado com o Nobel pela descoberta da forma de corpos negros e da anisotropia da radiação cósmica de fundo, espécies de "impressões digitais" do big bang a expansão acelerada que deu origem ao universo.

"Eu estou realmente satisfeito em ver que o papa Francisco está endossando o trabalho de séculos de cientistas que buscam entender o processo do mundo material. Há certamente uma grande necessidade para todos nós, não importa qual tendência religiosa seguimos, em compartilhar aquele entendimento, a fim de conhecer a real divindade dentro de nós.

[SAIBAMAIS]A Igreja Católica foi a principal organização europeia a apoiar investigações científicas por muitos séculos. Ainda hoje temos o Observatório do Vaticano. Tanto Mendel quanto Copérnico eram monges, e o trabalho de vários monges no desenvolvimento de linhagens de animais de fazenda foi uma importante evidência para Charles Darwin.

Georges Lema;tre, os qual mostrou que as equações de Einstein preveem a a expansão do universo, era padre jesuíta, pós-doutor em matemática e físico. O verdadeiro mistério da criação, a consciência, e o espírito humano são mais importantes hoje do que antes, já que o mundo enfrenta desafios maiores que exigem a cooperação de toda a humanidade."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação