Mundo

Dirigente islamista é condenado à pena de morte em Bangladesh

Ele foi acusado de assassinatos, estupros e saques. As autoridades temem que a condenação provoque uma espiral de violência no país, como aconteceu em 2013

Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 10:17
Dacca - Um tribunal condenou nesta quarta-feira (29/10) à pena de morte um dirigente do principal partido islamita de Bangladesh por crimes de guerra cometidos durante a luta pela independência em 1971.

Motiur Rahman Nizami, de 71 anos, presidente do partido Jamaat e-Islami foi condenado à morte por enforcamento. Ele foi acusado de assassinatos, estupros e saques. As autoridades temem que a condenação provoque uma espiral de violência no país, como aconteceu em 2013.

A guerra de independência de Bangladesh contra o Paquistão provocou três milhões de mortes, segundo números oficiais do governo de Dacca, e entre 300.000 e 500.000 segundo fontes independentes.

O tribunal internacional de crimes de Bangladesh (ICT), criado em 2010 pelo governo, considerou que Motiur Rahman Nizami teve um papel importante na milícia pró-Paquistão Al-Badr, que lutava pela permanência da província sob o comando do Paquistão.



A corte destacou que o emir do Jamaat e-Islami planejou o massacre de professores, escritores e médicos. "É um veredicto histórico", disse o promotor Haider Ali. Em 2013 uma condenação similar provocou uma onda de protestos e distúrbios. Dezenas de milhares de pessoas enfrentaram as forças de segurança, com um saldo de 500 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação