Mundo

Site de encontros britânico admite ter falsificado perfis on-line

A empresa concordou com reembolsar seus clientes, no total de 616.165 dólares

Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 18:15
Washington- Um site de encontros britânico admitiu para auditores americanos nesta quarta-feira (29/10) que criou perfis falsos, gerados por computador, com o objetivo de convencer os usuários a fazer um "upgrade" - por meio de pagamento - de sua filiação.

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) disse ter chegado a um acordo com a JDI Dating Ltd., empresa que opera os sites cupidswand.com, flirtcrowd.com e findmelove.com. Esta foi a primeira ação legal da FTC contra uma página de encontros on-line.

"A JDI Dating usou perfis falsos para fazer as pessoas acreditarem que eram contactadas por verdadeiros interesses amorosos e as enganavam para que atualizassem sua filiação para um serviço pago", afirmou a diretora de Defesa ao Consumidor da FTC, Jessica Rich.

A empresa concordou com reembolsar seus clientes, no total de 616.165 dólares, assim como abandonar a prática de usar perfis falsos de usuários.



De acordo com a FTC, essas páginas tinham um plano gratuito que permitia aos usuários criar seu perfil com informações pessoais e fotos. Quando terminavam de criar o perfil, porém, começavam a receber mensagens que pareciam provir de outros usuários que moravam perto e manifestavam interesse.

Para poder se conectar com esses membros fictícios, os usuários tinham de atualizar sua filiação, pagando entre 10 e 30 dólares por mês. Os perfis falsos estavam identificados com um pequena "v" - de "virtual" -, mas a maioria dos internautas não percebeu, ou não sabia do que se tratava, segundo a FTC.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação