Mundo

Curdos iraquianos chegam à fronteira turco-síria; jihadistas atacam Kobane

O comboio cruzou a fronteira nas primeiras horas da quarta-feira e foi aclamado por milhares de curdos turcos

Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 10:01
O comboio de 40 veículos que transportam combatentes curdos iraquianos até a cidade curdo-síria de Kobane, sitiada pelos jihadistas, chegou na noite de quarta-feira (29/10) à localidade fronteiriça turca de Suruç.

Os peshmergas se uniram em um primeiro contingente de combatentes procedentes da província autônoma do Curdistão iraquiana chegados pelo avião a Suruç há 24 horas. No momento, ainda não se sabe quando as tropas cruzarão a fronteira.

Carregando armas pesadas, o comboio cruzou a fronteira enter o Iraque e a Turquia nas primeiras horas da quarta-feira e, em sua passagem, foi aclamado por milhares de curdos turcos. Por outro lado, o front norte de Kobane tem sido alvo de violentos ataques do Estado Islâmico (EI), o que poderá atrasar a entrada dos combatentes curdos.



"O EI atacou violentamente à noite o setor fronteiriço de Ain al Arab (nome árabe de Kobane) com obuses de morteiro e artilharia pesada, lançando ataques contra um bairro do norte da cidade, perto do posto fronteiriço com a Turquia", afirmou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação