Mundo

Ataque rebelde deixa 14 mortos na República Democrática do Congo

Os supostos rebeldes ugandenses da ADF são acusados de matar cerca de 80 civis em menos de duas semanas

Agência France-Presse
postado em 30/10/2014 21:55
Kinshasa - Pelo menos 14 pessoas morreram em um ataque cometido nesta quarta-feira (à noite, em Beni, no leste da República Democrática do Congo, onde quase 100 civis perderam a vida em matanças em outubro - anunciou uma ONG local nesta quinta-feira.

"Depois de uma incursão dos ADF (rebeldes ugandenses da Aliança de Forças Democráticas) na localidade de Kampi ya Chui (...), o balanço é elevado: 14 pessoas massacradas com facões", anunciou o presidente da Sociedade Civil de Beni, Teddy Kataliko.

As autoridades não confirmaram o registro divulgado pela ONG.


"Sei que houve mortos e uma captura nas fileiras dos rebeldes", declarou à AFP o ministro ugandense do Interior, Richard Muyej, que se deslocou para Beni.

Os supostos rebeldes ugandenses da ADF são acusados de matar cerca de 80 civis em menos de duas semanas nesse território, apesar da presença do Exército congolês e da Missão da ONU nesse país (Monusco).

Oposição ao presidente ugandense, Yoweri Museveni, a ADF está muito ativa desde 1995 em uma região montanhosa de Beni e, desde então, cometeu atrocidades contra os civis, entre mortes, saques e recrutamento de crianças-soldado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação