Mundo

ONU alerta para número sem precedentes de voluntários jihadistas

O comandante da polícia britânica, Bernard Hogan-Howe, estimou na semana passada que cinco pessoas deixam o país a cada semana para combater nas fileiras do grupo jihadista Estado Islâmico (EI)

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 08:07
Londres - Cerca de 15.000 voluntários de mais de 80 países, um número nunca antes visto, viajaram à Síria e ao Iraque para combater nas fileiras jihadistas, afirma um relatório da ONU publicado pelo jornal britânico The Guardian nesta sexta-feira.

O número de voluntários estrangeiros desde 2010 é "várias vezes" mais o número acumulado dos 20 anos anteriores, acrescenta o relatório elaborado ao Conselho de Segurança.

[SAIBAMAIS]

"Há grupos de terroristas estrangeiros da França, Rússia e Reino Unido operando em conjunto", informam os autores do relatório, segundo o The Guardian.

O comandante da polícia britânica, Bernard Hogan-Howe, estimou na semana passada que cinco pessoas deixam o país a cada semana para combater nas fileiras do grupo jihadista Estado Islâmico (EI). As autoridades britânicas acreditam que 500 de seus cidadãos estão lutando atualmente na Síria e no Iraque.

Leia mais notícias em Mundo

O relatório foi elaborado por um comitê que monitora a Al-Qaeda e afirma que este temido grupo no passado "tenta garantir um lugar" ante a força do Estado Islâmico, uma organização que foi expulsa da rede extremista pelo sucessor de Osama Bin Laden, Ayman al Zawahiri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação