Mundo

Kiev, Berlim e Paris pedem que a Rússia não reconheça eleição separatista

Este foi o pedido expresso dos líderes dos três países a Vladimir Putin durante uma reunião realizada na quinta-feira (30/10) à noite

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 11:54
Kiev - Ucrânia, Alemanha e França pediram para a Rússia que não reconheça as eleições organizadas pelos separatistas pró-russos no próximo domingo no leste da Ucrânia, indicou Kiev em um comunicado nesta sexta-feira.

Este foi o pedido expresso dos líderes dos três países a Vladimir Putin durante uma reunião realizada na quinta-feira à noite, em que o presidente russo exortou Kiev a se envolver em um "diálogo substantivo" com os separatistas. A Rússia, que também emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira sobre essa reunião, omitiu o pedido de Poroshenko.

Os chefes de Estado ressaltaram a necessidade de respeitar os acordos de Minsk, assinado em 5 de setembro entre Kiev e Moscou, representantes das regiões separatistas da Ucrânia e responsáveis da OSCE para estabelecer um cessar-fogo na região, embora esta trégua seja violada diariamente por ambos os lados.



Os acordos também preveem uma maior autonomia aos territórios separatistas de Lugansk e Donetsk, premissa em que Moscou se baseou para afirmar que reconhecerá os resultados das eleições de domingo.

O Ocidente e a Ucrânia têm criticado fortemente esta posição, considerando-a mais um obstáculo ao conflito que já deixou mais de 3.700 mortos, segundo a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação