Mundo

Paolo Gentiloni é nomeado novo ministro das Relações Exteriores da Itália

Gentiloni, 59 anos, foi durante anos o braço direito do ex-prefeito de Roma, Francesco Rutelli

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 12:11
Roma - O ex-ministro das Comunicações e atual deputado do Partido Democrático (esquerda), Paolo Gentiloni, tomou posse nesta sexta-feira (31/10) como ministro das Relações Exteriores da Itália, segundo fontes da Chancelaria.

Gentiloni, de 59 anos, assumiu o cargo até então ocupado por Federica Mogherini, que passou a ser chefe da diplomacia europeia. "Felicitações a Paolo Gentiloni, novo chanceler da Itália", escreveu em seu Twitter o vice-ministro da pasta, Lapo Pistelli. "Trabalhamos juntos pelo bem da Itália", comentou em um tuíte a ministra da Defesa, Roberta Pinotti.

Descendente de uma família de prestigiosos intelectuais, graduado em Ciência Política e em Jornalismo, Gentiloni foi durante anos o braço direito do agora ex-prefeito de Roma Francesco Rutelli.


Ministro das Comunicações durante o governo de Romano Prodi, entre 2006 e 2008, sensível aos assuntos relacionados ao meio ambiente, apenas nos últimos anos se ocupou de assuntos internacionais como membro da Comissão para as Relações Exteriores da Câmara de Deputados.

Em dezembro do 2012, foi candidato à prefeitura de Roma, conquistando o terceiro lugar com 15% dos votos, atrás de David Sassoli e Ignazio Marino, eleito o prefeito da capital italiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação