Mundo

Para EUA, acordo sobre gás entre Rússia e Ucrânia é 'passo positivo'

"O acordo é um passo positivo", disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 17:26
Washington - O governo dos Estados Unidos saudou nesta sexta-feira (31/10) o acordo alcançado entre Ucrânia e Rússia para resolver o longo impasse sobre o fornecimento de gás.

"O acordo é um passo positivo", disse a jornalistas a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, depois de o acordo bilateral ter sido negociado com a mediação da União Europeia na noite de quinta-feira em Bruxelas, garantindo à Ucrânia o fornecimento de gás até março.

"Damos boas-vindas à notícia de um acordo de gás negociado pela UE entre Rússia e Ucrânia que garantirá o gás à Ucrânia, e em última instância, ao resto da Europa, durante o próximo inverno (no hemisfério norte)", afirmou Psaki.

Os ministros de Energia ucraniano e russo, assim como os responsáveis da União Europeia (UE), chegaram na noite de quinta-feira (30/10), em Bruxelas, a um acordo para o fornecimento de gás à Ucrânia até março.



O acordo, totalizando 4,6 bilhões de dólares, supõe o pagamento por Kiev, até o fim do ano, da dívida com a Gazprom pelo abastecimento de gás entre setembro de 2013 e junho de 2014, que soma 3,1 bilhões de dólares.

Também estipula que a Rússia fornecerá o gás por um preço abaixo dos 385 dólares os 1.000 m3. Esse preço valerá entre novembro e março. A Ucrânia precisa para os próximos meses de 4 bilhões de m3.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação