Mundo

Combatentes curdos iraquianos deixam a Turquia em direção a Kobane

O comboio composto por vários ônibus e veículos militares deixou o posto de controle de Suruç, onde estavam mobilizados há dois dias

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 18:25
Suruc - Os cerca de 150 combatentes curdos iraquianos que estavam posicionados na cidade fronteiriça turca de Suruç partiram na noite desta sexta-feira (31/10) em direção à localidade síria de Kobane, cercada por extremistas, constatou um jornalista da AFP.

Já a agência de notícias curda Firat News indicou que os peshmergas tinham cruzado a fronteira síria e tinham entrado em Kobane.

Seu comboio composto por vários ônibus e veículos militares deixou pouco antes das 21h30 locais (16h30 de Brasília) o posto de controle de Suruç, onde os combatentes estavam mobilizados há dois dias, e seguiu em direção ao posto fronteiriço de Mursitpinar, escoltado pelas Forças Armadas turcas e aclamado por centenas de curdos ao longo da estrada.

Sob pressão dos Estados Unidos, o governo conservador islâmico turco autorizou na semana passada a passagem por seu território de combatentes da região autônoma do Curdistão iraquiano para reforçar a defesa dos curdos que lutam há seis semanas para salvar Kobane (Ain al-Arab, em árabe) das investidas das forças do grupo Estado Islâmico (EI).



De 50 a 150 homens do Exército Sírio Livre (ESL), principal grupo da rebelião moderada ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad, já haviam cruzado a fronteira turca na quarta-feira (29/10) para se juntar aos curdos de Kobane.

A Turquia recusa qualquer intervenção militar direta para ajudar os combatentes curdos que defendem essa cidade síria. Ancara considera que uma intervenção como essa reforçaria o presidente Assad, seu grande inimigo, e acusa as milícias curdas que combatem em Kobane de ligação com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que enfrenta as forças turcas desde 1984.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação