Mundo

Rebeldes enfrentam grupo ligado à Al-Qaeda no noroeste da Síria

Um acordo de cessar-fogo concluído na quinta-feira à noite entre os dois lados nunca entrou em vigor

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 18:33
Beirute - O grupo jihadista Frente Al-Nosra, braço da rede Al-Qaeda na Síria, lutava nesta sexta-feira (31/10) contra os rebeldes da Frente Revolucionária Síria (FRS), na província de Idleb (noroeste do país) - anunciou uma ONG.

Os combates aconteciam perto de um bastião da FRS, em Deir Sinbel, dias depois de a Frente Al-Nosra ter conquistado várias posições da FRS, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que ambas as partes registraram várias vítimas.

Um acordo de cessar-fogo concluído na quinta-feira à noite entre os dois lados nunca entrou em vigor, considerou a OSDH, com sede na Grã-Bretanha.

Em um vídeo divulgado pelo Internet, o chefe da FRS, Yamal Maaruf, aparece de uniforme militar junto com outros combatentes. Dirigindo-se ao líder da Al-Nosra, Mohamad al-Kholani diz: "Você manchou o nome do Islã, manchou a religião. Por que você nos ataca? Vá combater o regime" de Bashar al-Assad.



A Frente Al-Nosra é o principal aliado dos grupos rebeldes que tentam há mais de três anos derrubar o regime de Assad. Segundo o OSDH, os confrontos entre Al-Nosra e os grupos rebeldes começaram no início de julho. FRS e Al-Nosra já reconheceram os combates em suas páginas no Facebook e trocam acusações mútuas.

A Al-Nosra surgiu na Síria no final de 2011, um ano e meio antes da aparição do grupo jihadista Estado Islâmico, que hoje controla parte da Síria e do Iraque. Ao contrário deste último grupo, Al-Nosra se integrou à rebelião síria e assumiu a autoria de importantes ataques contra o regime. Agora, alguns rebeldes mudaram de opinião e combatem contra a Al-Nosra.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação