Mundo

Justiça do Equador abre caminho para reeleição ilimitada de Correa

Presidente Rafael Correa prorrogar seu mandato além de 2017, revela a imprensa equatoriana

Agência France-Presse
postado em 31/10/2014 19:04
QUITO- A Corte Constitucional do Equador autorizou nesta sexta-feira ao Congresso que emende a Constituição para incorporar a reeleição ilimitada, o que permitirá ao presidente Rafael Correa prorrogar seu mandato para além de 2017, revela a imprensa equatoriana.

O tribunal, reunido na cidade de Guayaquil, determinou que o Parlamento poderá adotar 16 emendas propostas pelos deputados governistas, entre elas a reeleição ilimitada para todos os cargos eletivos.

A aprovação das iniciativas "procede por meio de emenda constitucional", o que faculta ao Legislativo promover seu trâmite, assinalou a Corte.

A decisão abre caminho para que Correa, no poder desde 2007, possa se candidatar a um novo mandato de quatro anos nas eleições de 2017.

A Corte apoiou a tese governista de que as emendas constitucionais são uma atribuição do Congresso e não necessitam de referendo, como afirmava a oposição.


"Parece" que a Corte Constitucional "aproveitou o dia de finados para enterrar um dos pilares da democracia equatoriana", reagiu o líder opositor Guillermo Lasso.

Com a decisão, o Parlamento deverá aprovar - no prazo de um ano - a proposta de reeleição ilimitada, o que está praticamente garantido devido à sólida maioria legislativa do governo.

A atual Constituição, promovida por Correa e aprovada por referendo em 2008, permite a reeleição presidencial por apenas uma vez, consecutiva ou não.

"Estamos muito satisfeitos com a decisão da Corte Constitucional", disse à AFP a legisladora governista Soledad Buendía.

"Vamos constituir uma comissão especializada para tal. Esperamos que até o final do ano possamos ter um relatório para" sua aprovação, em primeiro debate, disse Buendía.

Em maio passado, Correa pediu ao Congresso que votasse a reeleição ilimitada dos cargos eletivos, mas não confirmou sua candidatura à presidência em 2017.

Correa, 51 anos, justificou a iniciativa para combater a chamada "restauração conservadora", uma união de forças opositoras que pretende conquistar o poder em 2017.

Debilitada durante vários anos, a oposição equatoriana obteve uma importante vitória nas eleições municipais de fevereiro, quando conquistou as prefeituras de Quito, Guayaquil e Cuenca, as principais cidades do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação