Mundo

Clima calmo nas ruas de Burkina Faso apesar da tensão política

No centro de Uagadugu, o tráfego era normal e as lojas estavam abertas

postado em 01/11/2014 08:24
[SAIBAMAIS]Uagadugu - A situação era relativamente tranquila na manhã deste sábado na capital de Burkina Faso, Uagadugu, e, Bobo Dioulasso, a segunda maior cidade do país, cenário de saques após a renúncia na sexta-feira do presidente Blaise Compaoré, que passou 27 anos no poder. No centro de Uagadugu, o tráfego era normal e as lojas estavam abertas. Mas o mercado central e os bancos estavam fechados neste sábado, dia útil no país.

Leia mais notícias em Mundo

O Movimento Cidadão, uma organização que liderou a mobilização contra Compaoré, convocou os jovens a limpar as ruas. Em Bobo Dioulasso, sul do país, a situação também era tranquila durante a manhã. Os cafés e restaurantes estavam abertos, assim como os postos de gasolina.

As duas cidades foram cenários de saques em prédios oficiais, pouco depois do anúncio da renúncia de Blaise Compaoré, pressionado pela mobilização popular. A situação política permanece confusa, já que dois militares se proclamaram chefes de Estado: o comandante do Estado-Maior, o general Nabéré Honoré Traoré, e o tenente-coronel Isaac Zida, número dois da guarda republicana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação