Mundo

Especialistas alertaram Virgin Galactic sobre problemas de segurança

Várias teorias apontam para o tipo de combustível utilizado e os problemas de segurança da empresa

Agência France-Presse
postado em 02/11/2014 14:48
Haia - Uma especialista de uma organização sem fins lucrativos dedicada à segurança espacial afirmou que havia alertado diversas vezes a Virgin sobre os problemas de segurança antes do acidente de sexta-feira. "Eu avisei que o morto da nave era potencialmente perigoso", disse Carolynne Campbell, principal especialista em propulsão de foguetes da Associação Internacional para o Avanço da Segurança no Espaço (IAASS, na sigla em inglês), que tem sede na Holanda.

[SAIBAMAIS]Várias teorias apontam para o tipo de combustível utilizado e os problemas de segurança da empresa. O voo de Virgin que sofreu o acidente, o de número 35 da SpaceShipTwo, que foi projetada para oferecer voos suborbitais a turistas, era o primeiro que utilizava um novo tipo de combustível para foguetes.

Leia mais notícias em Mundo

Campbell afirmou que em 2009 enviou cópias de um artigo científico sobre os perigos da propulsão de foguetes a várias pessoas da Virgin, mas foi ignorada, assim como uma posterior conversa telefônica sobre o tema. O acidente de sexta-feira não foi a primeira tragédia a afetar o programa da Virgin Galactic. Em 2007, três pessoas morreram após a explosão de outro foguete projetado para ser usado na SpaceShipTwo.

O magnata britânico e dono da Virgin, Richard Branson, que mantém o sonho de organizar viagens comerciais ao espaço, pediu que as pessoas não especulem sobre as causas do acidente e aguardem o pronunciamento da Junta Nacional de Segurança no Transporte, que investiga a tragédia. O acidente, que matou um piloto e deixou outro gravemente ferido, foi o segundo na indústria espacial privada em poucos dias. O foguete Antares, que transportava material para a Estação Espacial Internacional, explodiu segundos depois da decolagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação