Mundo

Município do sul do Japão autoriza reativação de reatores nucleares

A próxima etapa para a reabertura dos dois reatores será a aprovação do governo do primeiro-ministro conservador Shinzo Abe, o que é considerado certo

Agência France-Presse
postado em 07/11/2014 08:40
Tóquio - O prefeito do município japonês de Kagoshima, sul do país, autorizou nesta sexta-feira a reativação dos reatores nucleares Sendai 1 e 2, os primeiros dentro das normas mais rígidas impostas após o acidente da central Fukushima Daiichi em 2011.

O prefeito Yuichiro Ito, que tem a palavra final sobre o tema, aprovou a reativação após as garantias oferecidas pela empresa operadora, Kyushu Electric Power, e pelo governo, que está disposto a retomar as atividades em todas as instalações consideradas seguras.

"Atendendo aos diversos fatores em seu conjunto, considero que a reativação das unidades 1 e 2 de Sendai era inevitável", afirmou Ito.

A próxima etapa para a reabertura dos dois reatores será a aprovação do governo do primeiro-ministro conservador Shinzo Abe, o que é considerado certo. Os ecologistas criticaram a decisão da prefeitura de Kagoshima.

Leia mais notícias em Mundo

Em setembro, 16 mil pessoas protestaram em Tóquio contra a reativação dos reatores nucleares. Segundo as pesquisas mais recentes, grande parte da população é contrária à medida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação