Mundo

ACNUR reduz ajuda no Iraque e na Síria por falta de recursos

A agência enfrenta uma falta de 58,45 milhões de dólares em seu orçamento para ajudar milhões de pessoas deslocadas na Síria e no Iraque

Agência France-Presse
postado em 11/11/2014 15:56
Genebra- O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) ajudará menos pessoas no Iraque e na Síria no inverno devido à falta de meios financeiros, afirmou nesta terça-feira (11/11) um de seus funcionários.

"Toda a comunidade humanitária enfrenta uma falta de fundos, as pessoas estão ficando indiferentes", declarou em Genebra Amin Awad, que dirige o escritório do ACNUR para o Oriente Médio e o norte da África.

A agência enfrenta uma falta de 58,45 milhões de dólares em seu orçamento para ajudar milhões de pessoas deslocadas na Síria e no Iraque. Mais de 1 milhão de pessoas deslocadas esperam angustiadas por cobertores, agasalhos e combustível.



Segundo Awad, 13,6 milhões de pessoas tiveram que abandonar seus lares na Síria e no Iraque, incluindo 3,3 milhões de sírios e 190 mil iraquianos que fugiram para o exterior.

Até agora, o ACNUR gastou 154 milhões de dólares em ajuda de inverno para esses países. Mas por causa da falta de recursos, a agência da ONU só poderá ajudar 630.000 pessoas na Síria e 240.000 pessoas no Iraque. Inicialmente, o ACNUR pretendia ajudar 1,4 milhão de pessoas na Síria e 600.000 no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação