Mundo

México diz que tratou caso dos alunos desaparecidos com transparência

Desaparecimento, em 26 de setembro, dos 43 estudantes, em Iguala (Guerrero, sul), provocou grande comoção em todo o país e uma onda de protestos

Agência France-Presse
postado em 12/11/2014 15:12
Paris - O subsecretário das Relações Exteriores mexicano, Juan Manuel Gómez Robledo, rebateu nesta quarta-feira (12/11), em Paris, as críticas da gestão de seu governo depois do desparecimento de 43 estudantes e afirmou que as autoridades atuaram com absoluta transparência.

Ante as críticas de que o governo mexicano respondeu de forma tardia a esta crise, o funcionário responsável pelos Direitos Humanos na chancelaria afirmou que esta questão fará parte da investigação conduzida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Ele também destacou que o governo tem previsto assinar um acordo de colaboração com a CIDH, que enviará especialistas independentes.

O desaparecimento, em 26 de setembro, dos 43 estudantes, provavelmente executados por narcotraficantes, em Iguala (Guerrero, sul), provocou grande comoção em todo o país e uma onda de protestos.

[SAIBAMAIS]O papa Francisco se solidarizou com as famílias dos estudantes e destacou a realidade dramática por trás do tráfico de drogas.



"Quero de alguma maneira expressar aos mexicanos, aqui presentes e o que estão em sua pátria, minha solidariedade neste momento doloroso", afirmou durante a audiência geral desta quarta-feira (12/11) no Vaticano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação