Mundo

Artistas gravam canção para arrecadar fundos para luta contra o ebola

O cantor e ativista político irlandês Bob Geldof ressuscitou o projeto 'Band Aid', 30 anos depois de criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia

Agência France-Presse
postado em 15/11/2014 13:55
Londres - Quase 30 estrelas de grupos de rock e da música pop como U2, Coldplay e One Direction começaram a gravar neste sábado (15/11) uma canção destinada a arrecadar fundos para a luta contra o Ebola. Todos entraram cedo no estúdio a pedido do cantor e ativista político irlandês Bob Geldof, que ressuscitou o projeto ;Band Aid;, 30 anos depois de criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia. "É impressionante que tenha conseguido tirar tantas estrelas da cama às oito da manhã de um sábado", brincou o DJ Nick Grimshaw ao chegar aos estúdios Sarm, no bairro londrino de Notting Hill, cercado por fotógrafos e fãs.

Músicos como Bono Vox, Ellie Goulding, Chris Martin e Rita Ora participaram da gravação

Rita Ora, Sinead O;Connor, Ellie Goulding e Sam Smith e grupos como Bastille, Underworld, Elbow e Disclosure integram o grupo "Band Aid 30". "É um privilégio estar aqui. Esperamos que a canção atinja o número um de vendas para conseguir muitos fundos", disse Niall Horan do grupo One Direction. Os artistas gravarão a quarta versão da canção "Do They Know It;s Christmas?", escrita em 1984 por Bob Geldof e Midge Ure.

Leia mais notícias em Mundo


A canção será interpretada no domingo à noite no programa de televisão "The X Factor". A partir de segunda-feira o download será possível com o pagamento de 0,99 pence (1,2 euro) e em três semanas será comercializada no formato de disco ao preço de 4 libras (5 euros).

Os autores pediram para que as pessoas não tentem baixar a música de maneira gratuita. "Pouco importa se gosta ou não da canção, dos artistas ou se a gravação ficar um pouco ruim. Comprem, é o que conta", afirmou Bob Geldof, que insistiu no objetivo de caridade.

Há 30 anos, "Do They Know It;s Christmas?", interpretada por artistas como Sting, Paul McCartney, Phil Collins e George Michael, vendeu mais de 3,7 milhões de exemplares e permitiu a arrecadação de 10 milhões de libras para a luta contra a fome na Etiópia. A canção foi gravada de novo em 1989 (Jimmy Sommerville, Chris Rea, Cliff Richard, Kylie Minogue, entre outros) e em 2004 (Radiohead, Bono, Robbie Williams, Chris Martin ...) para ajudar Darfur.

Para a nova versão, Geldof reescreveu parte da letra para adaptá-la ao contexto. O Ebola provocou mais de 5.000 mortes. "É um vírus desumano", afirma Bob Geldof. "Não suporto que as pessoas não possam se abraçar nos últimos momentos, que os pais não possam consolar os filhos", comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação