Mundo

Presidente Rafael Correa enfrenta onda de protestos no Equador

Sob pesado esquema policial, os manifestantes em Quito gritaram palavras de ordem contra Correa enquanto se dirigiam ao Palácio Presidencial carregando cartazes 'Contra as emendas constitucionais'

Agência France-Presse
postado em 19/11/2014 22:30
Quito - Milhares de pessoas protestaram nesta quarta-feira, no Equador, contra o governo de Rafael Correa, na segunda jornada nacional de manifestações nos últimos dois meses, motivada por projetos polêmicos do presidente, como o da reeleição ilimitada.

Sindicatos, estudantes, professores e indígenas ocuparam as ruas de Quito e de outras cidades do país para rejeitar, especialmente, a decisão do Supremo Tribunal de confirmar a autoridade do Congresso - dominado pelos governistas - para votar uma emenda constitucional que prevê a reeleição ilimitada para a presidência.

Sob pesado esquema policial, os manifestantes em Quito gritaram palavras de ordem contra Correa enquanto se dirigiam ao Palácio Presidencial carregando cartazes "Contra as emendas constitucionais".

"Se o Equador quer a reeleição ilimitada que o faça através de uma Constituinte", disse à AFP Mesías Tatamuez, presidente da Confederação Equatoriana de Organizações Classistas Unitárias de Trabalhadores.



Com a emenda da reeleição ilimitada aprovada pelo Legislativo, o que deverá ocorrer no prazo de um ano, Correa poderá se apresentar para mais um mandato nas eleições de 2017, quando completará dez anos no poder.

A atual Constituição, promovida pelo próprio Correa, prevê apenas uma reeleição do presidente, por período consecutivo ou não.

A polícia calculou entre 2.500 e 3.000 o número de manifestantes em Quito, inferior à multidão reunida nos protestos de 17 de setembro, quando incidentes deixaram 34 policiais feridos e 53 civis detidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação