Mundo

Cinco presos de Guantánamo foram transferidos para Geórgia e Eslováquia

Segundo Pentágono, a população carcerária de Guantánamo tem agora 143 homens

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 18:49
Washington - Cinco detidos na prisão de Guantánamo -quatro iemenitas e um tunisiano- foram transferidos nesta quinta-feira (20/11) para Geórgia e Eslováquia, disse à AFP um porta-voz do departamento de Defesa.

A população carcerária de Guantánamo tem agora 143 homens. O cidadão tunisiano e um dos iemenitas foram recebidos pela Eslováquia, enquanto que os outros três iemenitas foram recebidos pela Geórgia, informou Myles Caggins.

Os prisioneiros deixaram Guantánamo de avião por volta das 20H do horário local de quarta-feira e chegaram a seus destinos às 19H GMT (17H horário de Brasília) desta quinta-feira. O governo de Barack Obama aprovou a libertação dos dos cinco presos. Tratam-se dos primeiros iemenitas que deixam Guantánamo desde 2010.



[SAIBAMAIS]Dos 143 detidos que ainda se encontram na base dos Estados Unidos em Cuba, 84 são do Iêmen e 54 deles devem ser libertados.

Em maio, Obama concluiu a moratória de soltura dos iemenitas, mas nenhum nacional desse país havia sido solto até então por causa da instabilidade no Iêmen.

O Centro para os Direitos Constitucionais (CCR) celebrou a libertação de um de seus defendidos, o iemenita Abd Al Hakim Ghalib Ahmad Alhag. "Agradecemos à República da Geórgia por ter oferecido a nosso cliente um novo asilo, onde poderá reconstruir sua vida após mais de uma década em Guantánamo", declarou o CCR em comunicado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação