Mundo

Serviço secreto desbarata plano para matar chanceler israelense

Três suspeitos "conseguiam informações sobre o comboio do ministro" nos trajetos de e para sua residência, na colônia de Nodkim, na Cisjordânia, e buscavam conseguir um lança-foguetes para atacar o veículo

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 20:29
Jerusalém - Os serviços de segurança doméstica israelense (Shin Bet) anunciaram, na noite desta quinta-feira, a detenção de membros do movimento islamita palestino Hamas, suspeitos de planejar o assassinado do ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman.

Três suspeitos "conseguiam informações sobre o comboio do ministro" nos trajetos de e para sua residência, na colônia de Nodkim, na Cisjordânia, e buscavam conseguir um lança-foguetes para atacar o veículo.



Segundo comunicado do Shin Bet, Ibrahim el-Zir, Ziad el-Zir e Adnas Tzabih, todos procedentes da cidade de Harmala, na Cisjordânia, próxima a Nokdim, foram detidos em operações lançadas pela agência, o exército e a polícia. O comunicado não especificou quando ocorreram as detenções.

O informe diz que, durante a guerra de julho e agosto lançada por Israel contra Gaza, Ibrahim el-Zir "começou a formular um plano para realizar um ataque contra o comboio do ministro das Relações Exteriores Avigdor Lieberman, com a intenção de que o ataque enviasse uma mensagem a Israel e detivesse a guerra em Gaza".

De acordo com o documento, "nos últimos dias", os suspeitos foram denunciados em uma corte militar da Cisjordânia por conspiração para assassinato e tráfico de armas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação