Mundo

Presidente colombiano anuncia início de libertação de reféns das Farc

Santos acrescentou que isto permitirá retomar o processo de paz com este grupo rebelde, suspenso por Bogotá após as capturas

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 21:51
Bogota - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quinta-fera ter sido iniciada a operação para libertar um general e outros quatro reféns da guerrilha comunista das Farc.

"O procedimento já está em marcha", disse o presidente, em alusão à libertação do brigadeiro-general Rubén Alzate, a advogada Gloria Urrego e os militares Jorge Rodríguez, César Rivera e Jonathan Díaz, todos capturados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).


Santos acrescentou que isto permitirá retomar o processo de paz com este grupo rebelde, suspenso por Bogotá após as capturas.

"Assim que os sequestrados, que estão nas mãos das Farc, aparecerem livres (...) assim que os vir livres, darei instruções para que as negociações retornem em Havana e continuem, tomara que em bom ritmo, para poder concluir este processo o mais rapidamente possível", afirmou, durante ato em Popayán, no departamento (estado) do Cauca (oeste).

Os diálogos de paz entre o governo colombiano e as Farc são celebrados desde novembro de 2012, em Cuba, sem um cessar-fogo na Colômbia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação