Mundo

Junta tailandesa minimiza sinais de protesto inspirados em 'Jogos Vorazes'

Na quarta-feira outros cinco estudantes foram detidos no nordeste do país

postado em 21/11/2014 07:36
Bangcoc - O chefe da junta militar tailandesa, Prayut Chan-O-Cha, afirmou nesta sexta-feira que não está preocupado com o uso de sinais de protesto contra o regime inspirados no filme "Jogos Vorazes". "Não estou preocupado pelos protestos com a saudação dos três dedos", disse o general à imprensa, em referência a um gesto que aparece no filme, um dos mais bem-sucedidos dos últimos anos.


Cena do filme Jogos Vorazes que mostra os protagonistas fazendo a saudação com os dedos
A saudação, feita no filme por rebeldes que enfrentam um regime ditatorial, se converteu em um sinal de protesto dos opositores ao governo militar que chegou ao poder com um golpe de Estado em maio. Na quinta-feira, coincidindo com a estreia de um novo episódio da saga na Tailândia, três estudantes foram detidos em Bangcoc depois que um deles fez o gesto diante de um cartaz do filme.

Na quarta-feira outros cinco estudantes foram detidos no nordeste do país pelo mesmo motivo. Todos foram libertados posteriormente. "Não sei se é um sinal ilegal ou não, mas pode colocar seus futuros em risco", disse o general. Alguns cinemas tailandeses cancelaram as projeções do filme por medo de incidentes.

Após o golpe de Estado de 22 de maio, ocorreram diversas manifestações simbólicas, em sua maioria organizadas por estudantes, que faziam o gesto inspirado no filme ou liam trechos do livro "1984", de George Orwell. Embora o exército afirme ter tomado o poder para restaurar a ordem após sete meses de manifestações contra o governo civil de Yingluck Shinawatra, seus opositores o acusam de querer restaurar o poder das forças mais conservadoras do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação