Mundo

Médico cubano infectado com ebola encontra-se 'estável' em Genebra

vírus já provocou 5.420 mortes, de um total de 15.145 pessoas infectadas segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Agência France-Presse
postado em 21/11/2014 15:44
Genebra - O médico cubano contaminado pelo vírus Ebola em Serra Leoa, que foi levado na quinta-feira (21/11) ao Hospital Universitário de Genebra (HUG) por um avião especial americano, encontra-se ;estável;, segundo um comunicado nesta sexta-feira.

Após aterrissagem do avião adaptado que transportava o médico Féliz Baez Sarria, de 43 anos, o passageiro desembarcou caminhando e depois deitou-se na maca da ambulância, de acordo com o comunicado. Estava vestido com uma roupa protetora e usava máscara, assim como o pessoal que o recebeu.

Foi colocado em um quarto especial em um setor isolado do hospital. "Depois dos relatórios e das retirada de amostras para análise no laboratório, os primeiros tratamentos começaram a ser aplicados", informou o hospital. "Ele permanece estável. Pôde ligar para a família e tranquilizar as pessoas próximas a ele", acrescentou.

[SAIBAMAIS]Os hospitais HUG, que testam vacinas potenciais contra o Ebola em pacientes voluntários, concordaram em atender seu primeiro paciente infectado e levado à Suíça a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem sede em Genebra.

O médico é um dos 165 cubanos levados a Serra Leoa para tentar deter a propagação do vírus, que já provocou 5.420 mortes, de um total de 15.145 pessoas infectadas, segundo o último balanço da OMS.



Cuba se comprometeu amplamente no combate ao Ebola nos três países mais afetados da África Ocidental - Serra Leoa, Libéria e Guiné -, para onde já enviou aproximadamente 256 médicos e enfermeiros e prevê um emprego total de 451 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação