Mundo

EUA persistem em 'divergências importantes' no tema nuclear iraniano

"Estamos comprometidos em uma corrida contra o tempo, a data final é segunda-feira e nossas equipes trabalham sem descanso para encontrar" uma solução

Agência France-Presse
postado em 21/11/2014 19:56
Washington - A Casa Branca destacou nesta sexta-feira (21/11) que persistem "divergências importantes" sobre as negociações realizadas em Viena para se obter um acordo sobre o programa nuclear iraniano antes da data limite de 24 de novembro.

"Vou ser honesto, as divergências permanecem (...), importantes divergências permanecem", assinalou Eric Schultz, porta-voz do Executivo americano, durante entrevista realizada a bordo do avião presidencial Air Force One.

"Estamos comprometidos em uma corrida contra o tempo, a data final é segunda-feira e nossas equipes trabalham sem descanso para encontrar" uma solução.

"Fazemos todo o possível. O secretário de Estado (John) Kerry estava em Viena, onde se reuniu com seus colegas iranianos e internacionais para superar as divergências que persistem", destacou Schultz. Segundo as autoridades iranianas, as negociações realizadas nos últimos dias seguem sem trazer qualquer proposta "significativa".



"O presidente foi claro sobre o fato de que não firmaremos um mau acordo", recordou o porta-voz da Casa Branca. "Apenas aprovaremos um acordo se ele fechar todos os caminhos para uma arma nuclear".

As grandes potências do grupo "5%2b1" - China, Estados Unidos, França, Rússia, Grã-Bretanha e Alemanha - negociarão até a noite da próxima segunda-feira com o Irã visando acabar com 12 anos de polêmicas e tensões internacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação