Mundo

Ex-premier português é detido por corrupção e irá a um tribunal hoje

Sócrates faz parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 08:43
Lisboa - O ex-primeiro-ministro socialista português José Sócrates foi detido nesta sexta-feira como parte de uma investigação por fraude fiscal, lavagem de dinheiro e corrupção, informou o Tribunal Geral de Justiça.

Sócrates faz parte de um grupo de quatro pessoas detidas durante os últimos dias, três das quais foram ouvidas nesta sexta-feira por um juiz, destacou o ministério público em um comunicado.

As investigações envolveram batidas em diversos locais, por parte de mais de 60 funcionários da justiça, fisco e polícia, revela o comunicado.


Sócrates, 57 anos, foi detido durante a tarde, após chegar ao aeroporto de Lisboa, e será levado a um tribunal no sábado, segundo a imprensa portuguesa.

A investigação revela operações bancárias e transferências de dinheiro de origem desconhecida, destaca o ministério público, salientando que isto não tem relação com a operação ;Monte Branco;, que em julho passado levou à detenção do presidente do banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado.

Na semana passada, Portugal foi sacudido por outro escândalo de corrupção, chamado de "vistos de ouro", envolvendo a concessão fraudulenta de vistos para investidores estrangeiros e que provocou a prisão de vários altos funcionários do Estado.

O escândalo levou à renúncia do ministro do Interior do atual governo de centro direita, Miguel Macedo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação