Mundo

Islamitas somalis shebab executam 28 passageiros em ônibus no Quênia

Vinte e oito passageiros de um ônibus identificados como não muçulmanos foram executados neste sábado por um grupo de homens armados no nordeste do Quênia

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 11:37
Garissa - Vinte e oito passageiros de um ônibus identificados como não muçulmanos foram executados neste sábado no nordeste do Quênia por islamitas somalis shebab, que reivindicaram o ataque como vingança pelo fechamento nesta semana de quatro mesquitas em Mombaça.

"Os mujahedines realizaram com sucesso uma operação perto de Mandera cedo nesta manhã que resultou na morte de 28 cruzados, uma vingança pelo crime cometido contra nossos irmãos em Mombaça", disse Ali Mohamud Rage, porta-voz dos shebab, em um comunicado enviado.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo declarações à AFP do chefe da polícia do departamento de Mandera, Noah Mwavinda, os criminosos pararam o ônibus, o levaram para longe da estrada e executaram os passageiros não muçulmanos.

"Havia cerca de 60 passageiros no ônibus (...) os milicianos armaram uma emboscada a 8 km da saída de Mandera, uma cidade fronteiriça com a Somália", relatou o policial.

A Cruz Vermelha do Quênia confirmou no Twitter o balanço de vítimas.

O ônibus, que se dirigia a Nairóbi, saiu de Mandera por volta das 05h45 locais (23h45 de Brasília). Quando o veículo foi parado, os criminosos obrigaram os passageiros a desembarcar e separaram os muçulmanos dos não muçulmanos.

Depois entraram no ônibus com as pessoas que não eram muçulmanas e tentaram ir embora, mas o veículo não funcionou. "Então executaram seus prisioneiros", disse o chefe da polícia. Os criminosos fugiram em direção à Somália.

Segundo um funcionário da polícia, as forças de segurança seguem buscando alguns dos passageiros que estão desaparecidos.

Desde que o Quênia enviou suas tropas para lutar contra os islamitas shebab no sul da Somália, em outubro de 2011, o país sofreu diversos ataques deste grupo, em especial nas regiões próximas à fronteira somali.

Reforçar a presença militar

Abdulahi Abdirahman, um membro da assembleia departamental de Mandera, acusou o governo de Nairóbi de ignorar o apelo das autoridades locais para reforçar a presença militar na zona próxima à fronteira.

"Pedimos ao governo que mantenha a segurança" nesta estrada, "mas ele não nos escuta e hoje assistimos a um massacre que podia ter sido evitado", declarou.

O ataque coincide com o fechamento por parte da polícia na segunda-feira de quatro mesquitas de Mombaça, a segunda cidade do Quênia, situada em uma região majoritariamente muçulmana deste país com 80% de cristãos.

As autoridades consideram que as quatro mesquitas (Musa, Sakina, Minaa e Swafaa), no centro da cidade, estavam sob controle de pregadores radicais relacionados com os shebab e serviam para preparar atentados.

A polícia disse ter encontrado granadas, armas e coquetéis molotov, além de instruções para cometer atentados.

A polícia deteve 300 pessoas durante a operação, muito criticada pela sociedade civil local, que considera que exacerba as tensões com os jovens muçulmanos radicais.

Na noite de segunda-feira, após o fechamento das mesquitas de Musa e Sakina, vários jovens atacaram com facas os habitantes de Mombaça e mataram quatro pessoas.

O ataque mais grave dos islamitas shebab ocorreu em setembro de 2013 quando um comando atacou um centro comercial em Nairóbi e provocou a morte de 67 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação