Mundo

Vítimas de abuso em escola dos EUA recebem indenização milionária

O acordo indeniza 81 vítimas de Mark Berndt, que supostamente fotografou alunos com os olhos vendados e baratas no rosto enquanto sustentavam com a boca colheres cheias de sêmen

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 11:43
Los Angeles - Uma escola de Los Angeles (sudoeste dos Estados Unidos) concordou na sexta-feira em pagar uma indenização de 139 milhões de dólares às vítimas de um professor detido por sua conduta lasciva com os alunos ao longo de 30 anos.

O acordo, para colocar um fim às demandas judiciais, indeniza 81 vítimas de Mark Berndt, que supostamente fotografou alunos com os olhos vendados e baratas no rosto enquanto sustentavam com a boca colheres cheias de sêmen.

"Hoje é feita uma espécie de justiça para estas crianças que por mais de 30 anos foram vítimas de uma instituição que se negou a protegê-las", disse Luis Carrillo, advogado das vítimas.

Leia mais notícias em Mundo

"Este dinheiro será destinado a pagar terapias que duraram muito tempo, porque o dano emocional seguirá por toda a vida", acrescentou.

O Los Angeles Unified School District havia pago anteriormente 30 milhões de dólares a outras 60 vítimas da escola Miramonte.

Berndt, que foi professor nesta instituição por mais de 30 anos, se declarou inocente de várias acusações, entre elas atos lascivos, e foi condenado em novembro de 2013 a 25 anos de prisão.

A formação de um júri para um julgamento civil havia sido iniciada, o que ficou anulado com o acordo de sexta-feira.

"Nosso objetivo, desde que estas revelações espantosas começaram, foi proteger a comunidade Miramonte da angústia de um julgamento prolongado", disse o oficial das escolas Ramón Cortines.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação