Mundo

Resultado de negociações nucleares em Viena está em aberto

Para o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, nunca esteve tão perto de um acordo. "Mas ainda estamos distantes", afirma

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 11:54
Viena - A perspectiva de obter ou não um acordo entre o Irã e as grandes potências está completamente aberta antes do fim, na segunda-feira, das negociações nucleares, afirmou o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, ao chegar neste sábado a Viena.

"Nunca estivemos tão perto de um acordo, mas ainda estamos distantes. A questão de saber se podemos obter um resultado por enquanto está completamente aberta", afirmou Steinmeier à imprensa.



As grandes potências do "5%2b1" (China, Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido e Alemanha) e o Irã tentam fechar um acordo até a noite de segunda-feira que coloque fim a 12 anos de tensões internacionais.

A comunidade internacional quer que o Irã reduza suas capacidades nucleares para afastar a possibilidade de qualquer uso de natureza militar. Teerã, que garante que seu programa é pacífico, reivindica seu direito de ter um setor nuclear civil integral, e pede o fim das sanções econômicas que atingem o país.

Stenmeier, que se reunirá neste sábado com o secretário americano de Estado, John Kerry, prometeu que as duas partes farão todo o possível para chegar a um acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação