Mundo

Obama pede que Congresso vote reforma do sistema de imigração

O líder americano defendeu sua decisão de emitir decretos que permitem regularizar cinco milhões de estrangeiros ilegais

Agência France-Presse
postado em 22/11/2014 11:57
Las Vegas - O presidente americano, Barack Obama, pediu neste sábado ao Congresso que vote uma reforma do sistema de imigração, e defendeu sua decisão de emitir decretos que permitem regularizar cinco milhões de estrangeiros ilegais.

"Continuo acreditando que a melhor maneira de resolver este problema é trabalhar juntos, os dois partidos, para aprovar uma lei", disse o presidente durante seu discurso semanal transmitido por rádio e televisão, em referência a um projeto de lei que foi aprovado pelo Senado, mas rejeitado pela Câmara de Representantes.

Leia mais notícias em Mundo


"Esta lei reforça nossas fronteiras, ao mesmo tempo em que dá aos imigrantes que já estão instalados aqui há tempos a possibilidade de (...) se naturalizar" sob certas condições, declarou em Las Vegas, onde há dois anos apresentou suas iniciativas sobre imigração.

"Mas à espera (de uma lei), há coisas que tenho o direito de fazer, ações similares às (feitas por) presidentes democratas e republicanos que me precederam para que nosso sistema de imigração seja mais justo", afirmou.

Barack Obama apresentou na quinta-feira uma iniciativa por decreto para regularizar provisoriamente cinco milhões de imigrantes ilegais, de um total de 11 milhões que vivem nos Estados Unidos sob a ameaça de ser expulsos.

Seus adversários republicanos classificaram imediatamente o projeto de inconstitucional e prometeram combatê-lo tanto no Congresso como ante a justiça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação