Mundo

Grupo islamita Boko Haram mata 48 vendedores de peixe na Nigéria

Membros do grupo bloquearam uma estrada entre a Nigéria e o Chade perto da aldeia de pescadores de Doron Baga

Agência France-Presse
postado em 23/11/2014 08:29
[SAIBAMAIS]Kano - Homens armados do Boko Haram mataram na quinta-feira 48 vendedores de peixe no nordeste da Nigéria, degolando alguns e afogando outros, informou à AFP neste domingo um funcionário da associação de pescadores. "Dezenas de combatentes do Boko Haram bloquearam na quinta-feira a estrada próxima à aldeia de pescadores de Doron Baga, às margens do rio Chade, e mataram um grupo de 48 comerciantes que iam comprar peixe no Chade", declarou neste domingo à AFP Abubakar Gamandi.

Segundo essa fonte, os membros do grupo rebelde islâmico pararam o comboio de comerciantes em uma estrada perto de Dogon Fili, a 15 km da aldeia de Doron Baga. "Os combatentes do Boko Haram degolaram alguns dos homens e afogaram outros no lago depois de terem amarrado suas mãos e seus pés", declarou Gamandi por telefone a partir de Maiduguri, capital do Estado de Borno, o reduto dos radicais.

Doron Baga, situada ao norte de Maiduguri, é a base da Força Multinacional (MNJTF), que inclui as tropas dos três países vizinhos - Nigéria, Chade e Níger - que combatem este grupo extremista. A MNJTF foi criada em 1998 para combater o crime nas fronteiras, mas depois seu mandato foi estendido à luta contra a insurreição radical. Segundo Gamandi, os criminosos assassinaram suas vítimas sem disparar um tiro.

Massacre silencioso

"Eles os mataram silenciosamente sem usar os fuzis para não chamar a atenção da força multinacional", explicou. Um oficial do Exército nigeriano em Maiduguri confirmou o ataque sem fornecer mais detalhes. "Nós fomos informados do ataque perto de Doron Baga, mas não temos detalhes porque a região está sob o controle operacional da MNJTF", explicou.

Leia mais notícias em Mundo


A notícia do ataque demorou a ser divulgada porque o Boko Haram destruiu as estações de transmissão de telefonia celular durante ataques anteriores. Os incessantes ataques do Boko Haram afetaram as atividades agrícolas e de pesca às margens do lago Chade, e os pescadores de Doron Baga foram obrigados a abandonar sua atividade para se dedicar à importação de peixe seco do vizinho Chade.

Em dezembro de 2013, pelo menos sete pescadores foram assassinados durante um ataque noturno atribuído ao Boko Haram, que incendiou muitas casas de Doron Baga. Em agosto, os islamitas também atacaram essa região, matando 28 moradores e sequestrando 97.

A revolta, que deseja criar um Estado islâmico em todo o norte muçulmano da Nigéria - assim como as contraofensivas do Exército -, custaram a vida de milhares de pessoas, principalmente civis, desde 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação