Mundo

Morre controverso ex-prefeito de Washington Marion Barry

O ex-prefeito dominou o cenário político da capital americana por décadas, apesar de seus escândalos e de sua breve passagem pela prisão por posse de drogas

Agência France-Presse
postado em 23/11/2014 09:41
Washington - O ex-prefeito de Washington Marion Barry, que dominou o cenário político da capital americana por décadas, apesar de seus escândalos e de sua breve passagem pela prisão por posse de drogas, morreu aos 78 anos, anunciou neste domingo o hospital onde era atendido.

A porta-voz do United Medical Center, Natalie Williams, confirmou a morte, mas não forneceu outros detalhes. Barry havia recebido um transplante de rim há cinco anos e também sofria de câncer de próstata e diabetes.

[SAIBAMAIS]Barry, oriundo do Mississippi e filho de trabalhadores agrícolas, se tornou ativista do movimento pelos direitos civis e ganhou reconhecimento rapidamente graças a um carisma inegável e a sua vontade de melhorar as condições de vida da população negra, majoritária na capital.

Eleito prefeito pela primeira vez em 1978, colocou em andamento diversos programas de assistência social, especialmente para favorecer a geração de trabalho para a comunidade negra.

Em 1990, durante seu terceiro mandato na prefeitura, foi detido por uso e posse de crack, um derivado da cocaína, em uma operação filmada pelo FBI que o levou à prisão por seis meses.

Leia mais notícias em Mundo


Mas isso não o impediu de voltar a se apresentar como candidato e em 1994 Barry, conhecido como "o prefeito eterno" de Washington, obteve nas urnas um quarto mandato após uma campanha na qual, longe de ocultar sua passagem pela prisão, a utilizou como exemplo das capacidades do homem em se superar.

Seu quarto mandato foi cercado por desafios, especialmente diante do aumento da criminalidade e de um enorme déficit das finanças. Em 2009, quando atuava como vereador de Washington, Barry foi detido por assédio sexual de uma mulher.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação