Mundo

Aviões franceses chegam nos próximos dias à Jordânia para atacar o EI

A partir da Jordânia, país vizinho do Iraque, serão realizadas as intervenções em território iraquiano

Agência France-Presse
postado em 23/11/2014 15:01
Niamei - Aviões Mirage do Exército francês chegarão nos próximos dias à Jordânia para combater o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, indicou neste domingo o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, em visita ao Níger.

[SAIBAMAIS]"Os primeiros elementos precursores (...) já estão lá, e alguns chegaram nas últimas horas", mas a chegada dos aviões Mirage vai acontecer nos próximos dias, declarou Valls a partir de Niamey, onde realiza uma visita dedicada à luta contra o terrorismo no Sahel.

Pouco antes, Valls havia anunciado que os Mirage já estavam posicionados em Amã, capital jordaniana. "O objetivo é ter seis Mirage 2000 no fim do ano" em Amã, onde será mobilizada uma base "em acordo com as autoridades jordanianas" no âmbito da luta contra o Daesh, acrônimo do EI em árabe, disse Valls em uma coletiva de imprensa.

O ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, anunciou na quarta-feira a mobilização de seis Mirage 2000-D na Jordânia - além dos nove Rafale que já estão nos Emirados Árabes Unidos - para atacar o EI.

Leia mais notícias em Mundo

A partir da Jordânia, país vizinho do Iraque, serão realizadas as intervenções em território iraquiano, onde a França realiza missões de apoio aéreo ao Exército nacional e aos combatentes curdos contra o grupo jihadista.

Atualmente, a operação francesa "Chammal" conta, sobretudo, com os nove Rafale mobilizados na base francesa de Al-Dhafra nos Emirados, ou seja, entre duas e três vezes mais distante do Iraque do que a Jordânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação