Mundo

20 combatentes curdos morrem em operação contra EI

Na operação, que contou com o apoio de milícias xiitas e de combatentes curdos, o Exército iraquiano conseguiu retomar áreas próximas à fronteira iraniana

Agência France-Presse
postado em 23/11/2014 20:15
Sulaymanyah- Pelo menos 20 combatentes curdos morreram em confrontos durante uma operação lançada neste domingo contra o Estado Islâmico (EI), na tentativa de recuperar setores próximos da fronteira iraniana, ao nordeste de Bagdá, sob controle do grupo - anunciou um comandante das forças curdas.

"O número de (combatentes curdos) peshmergas mortos chega a 20, e mais de 40 foram feridos nos combates contra o EI e por bombas na entrada e dentro da cidade de Jalawla e Saadiyah", disse Mahmud Singawi por telefone à AFP.

Na operação, que contou com o apoio de milícias xiitas e de combatentes curdos, o Exército iraquiano conseguiu retomar áreas próximas à fronteira iraniana.

Leia mais notícias em Mundo

"O Exército, a polícia e os combatentes atacaram [as zonas] de Jalawla e Sadiyah pelo sul e pelo oeste, enquanto as forças peshmergas foram pelo norte e pelo leste de Sadiyah", disse à AFP o general Abdulamir al-Zaidi.

Esses dois setores, situados na província de Dilaya, são estratégicos pela proximidade da região autônoma do Curdistão iraquiano e da fronteira com o Irã.

A operação deste domingo acontece menos de dez dias depois da tomada da cidade de Baiji (ao norte de Bagdá) por parte das forças do governo, que também romperam o cerco dos jihadistas à principal refinaria do país. As forças de segurança recuperaram ainda a região de Jurf al-Sajr, ao sul de Bagdá.

Apesar desses avanços, o EI ainda controla amplos territórios no Iraque e na Síria, entre eles, as cidades iraquianas de Mossul, Tikrit e Fallujah

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação