Mundo

Nave Soyouz decola rumo à ISS com 1ª astronauta italiana

Samantha viaja acompanhada do cosmonauta russo Anton Chkaplerov e do astronauta americano Terry Virts

Agência France-Presse
postado em 23/11/2014 20:31
Moscou - Uma nave espacial Soyouz decolou neste domingo à noite do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, levando a bordo a primeira astronauta italiana da história, Samantha Cristoforetti - anunciou a Agência Espacial russa, a Roskosmos.

Samantha viaja acompanhada do cosmonauta russo Anton Chkaplerov e do astronauta americano Terry Virts.

A Soyouz TMA-15M deixou o solo de Baikonur às 21h01 GMT (19h01, no horário de Brasília), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A previsão de chegada é às 3h50 GMT (1h50, no horário de Brasília), acrescentou a Roskosmos.

Leia mais notícias em Mundo


"A decolagem foi realizada dentro do esperado, e a tripulação está bem", divulgou a Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês), em sua página na Internet, enquanto imagens transmitidas ao vivo mostravam Virts sorrindo para a câmera.

A capitã Samantha Cristoforetti, de 37 anos, viaja pela Agência Espacial Europeia e fica na ISS até meados de maio de 2015.

Na estação, o trio encontrará outros três astronautas - o americano Barry Wilmore e os russos Alexandre Samokutiayev e Elena Serova -, que devem voltar em março à Terra.

Ao todo, 16 países participam da ISS. Rússia e Estados Unidos financiam a maior parte do projeto.

A construção desse laboratório orbital posto em órbita em 1998 custou US$ 100 bilhões. Em janeiro passado, teve sua vida prolongada pela Nasa até 2024.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação