Mundo

Julgamento por genocídio de líderes do Khmer Vermelho é adiado para 2015

As audiências estão atrasadas por causa do boicote da defesa de Khieu Samphan, ex-chefe de Estado do regime que provocou a morte de quase dois milhões de pessoas

Agência France-Presse
postado em 24/11/2014 08:54
Phnom Penh - O tribunal especial de Phnom Penh apoiado pela ONU anunciou nesta segunda-feira o adiamento até janeiro de 2015 do julgamento por genocídio dos dois últimos dirigentes do Khmer Vermelho ainda vivos após o boicote da defesa. "O tribunal não tem outra alternativa razoável a não ser adiar o julgamento", afirmou o juiz Nil Nonn, presidente do tribunal, em uma breve audiência. "O julgamento fica adiado para 8 de janeiro de 2015", completou.

As audiências estão atrasadas por causa do boicote da defesa de Khieu Samphan, de 83 anos, ex-chefe de Estado do regime que, entre 1975 e 1979, provocou a morte de quase dois milhões de pessoas. Khieu Samphan e Nuon Chea, de 88 anos, o ideólogo do regime, já foram condenados em agosto à prisão perpétua por crimes contra a humanidade por este tribunal, mas agora devem responder em um novo julgamento às acusações de genocídio.

Leia mais notícias em Mundo

Para adiar o processo, que começou em julho e está bloqueado desde 17 de outubro, Khieu Samphan argumenta que seus advogados precisam concentrar-se na apelação do primeiro veredicto. O tribunal especial foi criado em 2006 para julgar os dirigentes do Khmer Vermelho. O primeiro julgamento foi centrado nos deslocamentos forçados realizados pelo regime, os mais importantes da história.

Depois de chegar ao poder em abril de 1975 no Camboja, o Khmer Vermelho, que tinha o projeto utópico inspirado no marxismo de criar uma sociedade agrária ideal sem moeda ou cidades, obrigou milhares de pessoas a deixar a capital do país. O segundo julgamento contra Nuon Chea e Khieu Samphan inclui acusações de genocídio - referentes apenas aos vietnamitas e à minoria muçulmana cham -, casamentos forçados e estupros, além de crimes cometidos em vários campos de trabalho e prisões, entre elas a S-21.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação