Mundo

Secretário de Defesa dos Estados Unidos anuncia renúncia ao cargo

Hagel, o único republicano no gabinete presidencial, permanecerá em seu cargo até que um substituto seja confirmado pelo Senado

Agência France-Presse
postado em 24/11/2014 13:11
Chuck Hagel, de 68 anos é um veterano do Vietnã

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, de 68 anos, anunciará nesta segunda-feira (24/11) sua renúncia, informou à AFP um funcionário de alto escalão da Casa Branca. Esta renúncia estaria em parte ligada às divergências sobre a estratégia adotada contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, segundo o jornal New York Times.

"Um sucessor será escolhido rapidamente", disse a fonte, que pediu o anonimato. Hagel, de 68 anos, era o único republicano no gabinete presidencial. Ele permanecerá em seu cargo até que um substituto seja confirmado pelo Senado.

Michele Flournoy, ex-sub-secretária de Defesa, está entre as personalidades citadas pelo Times para preencher o cargo. Jack Reed, senador democrata por Rhode Island e ex-membro de uma unidade de elite de paraquedistas, e Ashton Carter, ex-secretário adjunto para a Defesa, também são citados como eventuais sucessores de Hagel.



Esta mudança ocorre após a derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato de 4 de novembro, que deixaram os republicanos no controle do Congresso. Hagel deve anunciar sua renúncia às 11h10 (14h10 de Brasília) na Casa Branca.

Hagel falou sobre sua saída com Obama em outubro essas discussões duraram "várias semanas", indicou a fonte na Casa Branca, lembrando que Hagel precisou enfrentar um "intenso período de transição com a retirada (dos soldados americanos) do Afeganistão (...) e escolhas orçamentárias difíceis". Hagel comandou o Pentágono com "mão firme, guiando nossos militares nesta transição, e ajudando a enfrentar os desafios do EI e do Ebola", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação