Mundo

Obama anuncia renúncia de secretário da Defesa, Chuck Hagel

Esta mudança ocorre após a derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato de 4 de novembro, que deixaram os republicanos no controle do Congresso

Agência France-Presse
postado em 24/11/2014 15:26

Chuck Hagel, de 68 anos é um veterano do Vietnã

Washington- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira (24/11) a renúncia de seu secretário de Defesa, Chuck Hagel, que, no entanto, permanecerá no cargo até que o Senado confirme o nome de seu sucessor.

Em um discurso na Casa Branca, Obama assegurou que Hagel, um ex-veterano do Vietnã, "esteve na lama" como soldado e, por isso, tem uma identificação rara com as tropas. No entanto, Obama indicou que há um mês tem conversado com Hagel, com quem "decidiu que (...) era o momento certo para completar seu serviço".

[SAIBAMAIS]A decisão da renúncia de Hagel "não foi facilmente tomada e acredito que tive uma sorte extraordinária por tê-lo tido por dois anos e que Chuck tenha concordado em permanecer no cargo até que seja nomeado um sucessor e que este seja confirmado pelo Senado", disse Obama.

"Eu apresentei a minha demissão ao presidente", disse Hagel em um breve discurso no qual se referiu a Obama como um "amigo". Hagel assumiu o cargo de secretário de Defesa no início do segundo mandato de Obama, em janeiro de 2013, substituindo Leon Panetta, com o enorme desafio de planejar e gerenciar a saída das tropas de combate americanas do Afeganistão.

Contudo, Hagel, único integrante do opositor Partido Republicano no gabinete de Obama, precisou administrar a aplicação de uma drástica redução orçamentária. Ao mesmo tempo, o surgimento e avanço do grupo ultrarradical Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria exigiram do Pentágono uma resposta urgente. Diversas fontes apontaram na imprensa as divergências entre Hagel e Obama sobre a estratégia para lutra contra o grupo extremista como uma das razões para deixar o cargo.

Michele Flournoy, ex-sub-secretária de Defesa, está entre as personalidades citadas pelo Times para preencher o cargo. Jack Reed, senador democrata por Rhode Island e ex-membro de uma unidade de elite de paraquedistas, e Ashton Carter, ex-secretário adjunto para a Defesa, também são citados como eventuais sucessores de Hagel.



Esta mudança ocorre após a derrota dos democratas nas eleições de meio de mandato de 4 de novembro, que deixaram os republicanos no controle do Congresso. O líder do Partido Democrata no Senado, Harry Reid, destacou que "Hagel foi o primeiro veterano do Vietnã e soldado alistado a tornar-se secretário de Defesa. Seu legado de serviço a nosso país nas Forças Armadas, como senador e secretário de Defesa é impecável".

Um funcionário de alto escalão da Casa Branca indicou que segunda-feira que Hagel falou sobre sua saída com Obama em outubro e que essas discussões duraram "várias semanas".

Ele lembrou que Hagel precisou enfrentar um "intenso período de transição com a retirada (dos soldados americanos) do Afeganistão (...) e escolhas orçamentárias difíceis". Quando era senador, Hagel votou a favor da invasão do Iraque em 2003, mas posteriormente passou a criticar a forma como a administração americana conduzia o conflito.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação