Mundo

Kerry defende prorrogação de negociações nucleares com o Irã

Após uma semana de maratona de negociações, o Irã e as grandes potências não conseguiram chegar a um acordo final em Viena sobre o programa nuclear iraniano

Agência France-Presse
postado em 24/11/2014 16:07

Secretário de Estado dos EUA e o ministro das Relações Exteriores iraniano participaram da reunião em Viena

Viena - O secretário de Estado americano, John Kerry, defendeu nesta segunda-feira (24/11) a prorrogação, até o verão de 2015, do prazo para a obtenção de um acordo final com o Irã sobre seu programa nuclear, indicando "progressos reais e substanciais" durante a última rodada de negociações.

[SAIBAMAIS]"Nós fizemos progressos reais e substanciais", garantiu Kerry em Viena. "Este não é o momento de se levantar e sair", considerou o chanceler, que pediu ao Congresso dos Estados Unidos apoio às negociações e para que não imponha novas sanções ao Irã.

"Essas discussões não serão mais fáceis simplesmente porque nós as prorrogamos. São difíceis e continuarão a ser difíceis", disse o chefe da diplomacia americana. "Esperamos seu apoio", ressaltou Kerry, referindo-se ao Congresso dos Estados Unidos, que terá uma maioria republicana a partir janeiro. Vários republicanos querem reforçar as sanções contra Teerã.



Após uma semana de maratona de negociações, o Irã e as grandes potências não conseguiram chegar a um acordo final em Viena sobre o programa nuclear iraniano, mas concordaram em prorrogar até 30 de junho de 2015 o prazo para sua conclusão.

Kerry advertiu, no entanto, que o Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha) devem delinear até março os "pontos principais" de um futuro acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação