Mundo

Autoridades de Hong Kong retiram barricadas de manifestantes pró-democracia

Como na semana passada em Admiralty, a operação respondeu a uma ordem de expulsão da justiça

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 08:19
Hong Kong - As autoridades de Hong Kong retomaram nesta terça-feira as operações de dispersão de manifestantes pró-democracia com a retirada de algumas barricadas em um dos pontos ocupados há mais de oito semanas.

Funcionários do governo desmantelaram barricadas em Mongkok, na parte continental de Hong Kong, um dos três acampamentos ocupados desde 28 de setembro. Os outros são os de Admiralty, perto da sede do governo, e de Causeway Bay, bairro comercial de luxo apreciado pelos chineses do continente.

Como na semana passada em Admiralty, a operação respondeu a uma ordem de expulsão da justiça da ex-colônia britânica agora sob tutela chinesa e afetou uma pequena área, uma centena de metros de uma rua comercial muito movimentada.

Dezenas de oficiais de justiça e uma centena de policiais estavam presentes. Observados por quase 200 manifestantes e muitos jornalistas, os funcionários públicos desmontaram as barricadas.

"Queremos um sufrágio universal de verdade", gritaram alguns manifestantes. Segundo a imprensa local, as operações devem prosseguir na quarta-feira em Mongkok com a retirada de uma parte mais ampla do acampamento.



Os manifestantes, que pedem a instauração de um verdadeiro sufrágio universal, reuniram milhares de pessoas nas ruas de Hong Kong desde 28 de setembro.

O número de participantes caiu consideravelmente nas últimas semanas, mas os ativistas ainda ocupam três locais do território e prejudicam os transportes públicos, assim como a atividade econômica e comercial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação