Mundo

Oito sapatos são roubados de museu de campo de extermínio nazista

Pelo campo de Majdanek passaram 150 mil pessoas, das quais 78 mil foram exterminadas

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 12:35
Varsóvia - Oito sapatos de deportados foram roubados da exposição do museu do ex-campo nazista de extermínio de Majdanek, leste da Polônia, informou nesta terça-feira (25/11) a porta-voz Agnieszka Kowalczyk-Nowak. "O desaparecimento de sapatos foi constatado durante uma ronda de rotina de um funcionário do museu no sábado passado. O tecido que continha várias centenas de sapatos na barraca número 32 foi cortado", disse a porta-voz.

A polícia iniciou uma investigação. "Nesta barraca, onde apenas os sapatos são expostos, o público pode perceber a dimensão dos crimes nazistas", indicou a porta-voz. Ali são expostos milhares de sapatos de vítimas dos nazistas do total de 280 mil que existem nos depósitos do museu, explicou a fonte.



Pelo campo de Majdanek passaram 150 mil pessoas, das quais 78 mil foram exterminadas, entre elas 60 mil judeus, indicou a fonte. No ano passado, um gorro de prisioneiro roubado no museu havia sido colocado à venda no site de arremates e-Bay por uma soma de 1.750 dólares.

Finalmente, as autoridades americanas recuperaram o gorro, que foi devolvido à Polônia. Em 1989, um artista sueco roubou as cinzas das vítimas de um forno crematório. O campo de Majdanek foi construído pela Alemanha nazista perto da cidade de Lublin em 1941 e funcionou até 1944.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação