Mundo

Melhora estado de saúde de médico cubano infectado pelo ebola

O doutor Félix Báez Sarria, de 43 anos, já não tem mais febre e se alimenta normalmente

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 16:40
O médico italiano chegou a Roma na manhã desta terça-feira
O estado de saúde do médico cubano contaminado pelo vírus Ebola em Serra Leoa está em "clara melhora", desde sua internação médica na Suíça, anunciaram nesta terça-feira (24/11) os Hospitais Universitários de Genebra (HUG).

"Em comparação com a sexta-feira (data de admissão no centro médico), apreciamos uma clara melhora de seu estado físico e clínico", explicou aos jornalistas o professor Jérôme Pugin, médico chefe do serviço de cuidados intensivos dos HUG.

O doutor Félix Báez Sarria, de 43 anos, foi levado na noite de quinta-feira para um quarto especial situado na área de isolamento do restante do hospital, onde foram tomadas todas as medidas para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais.

[SAIBAMAIS]O paciente "não tem mais febre, se alimenta normalmente e conseguiu se sentar no sofá ontem", acrescentou Pugin. "Os exames de sangue também mostram uma clara melhora, especialmente nas taxas do vírus no sangue", explicou Laurent Kaiser, encarregado do laboratório de virologia dos HUG, destacando que provavelmente o paciente seja "não infeccioso" nos próximos dias.



Os HUG, onde são testadas vacinas experimentais contra o Ebola em voluntários, aceitaram atender a este paciente procedente de Serra Leoa a pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja sede fica em Genebra.

O doutor Félix Báez Sarria é um dos 165 cubanos deslocados em Serra Leoa para tentar controlar a progressão do vírus, que já provocou 5.420 mortes entre 15.145 casos de contágio, segundo o último balanço da OMS.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação