Mundo

EUA analisam envio de mais tropas ao Afeganistão em 2015

Os comandantes ainda estão resolvendo os detalhes, mas há um déficit de entre 400 e 700 soldados da Otan que deverá ser coberto por forças americanas

Agência France-Presse
postado em 25/11/2014 20:58
WASHINGTON - Os Estados Unidos poderão enviar mais soldados ao Afeganistão em 2015, e tal contingente estaria apto a apoiar, inclusive, o Exército afegão em caso de necessidade excepcional, informaram funcionários da Defesa nesta terça-feira.

Washington analisa o envio de centenas de soldados adicionais nos próximos meses, acima do contingente de 9.800 homens anunciado previamente, devido a um déficit nas contribuições de tropas por parte de outros membros da Otan, revelaram altos oficiais à AFP.

Os comandantes ainda estão resolvendo os detalhes, mas há um déficit de entre 400 e 700 soldados da Otan que deverá ser coberto por forças americanas, explicou um oficial, que pediu para não ser identificado.

"Isto é simplesmente para salvar a situação", disse o oficial.


A escassez de pessoal é resultado do atraso na assinatura do acordo bilateral de segurança estabelecido este ano entre Washington e Cabul, que também afetou os acordos com outros países da Otan para o envio de tropas ao Afeganistão no início do próximo ano.

O governo do presidente Barack Obama disse que a missão de combate americana no Afeganistão acabaria este ano, por ocasião da saída do grosso do contingente da Otan do país.

A Casa Branca planejava manter um contingente reduzido no Afeganistão, especialmente voltado para treinar os soldados afegãos, mas na semana passada revisou a missão e ampliou o apoio às forças afegãs no combate aos rebeldes talibãs.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação