Mundo

Parlamento iraniano aprova novo ministro responsável pelas universidades

Mohammad Farhadi obteve 197 votos favoráveis de um total de 235, enquanto 28 deputados votaram contra

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 10:15
O Parlamento iraniano aprovou nesta quarta-feira a nomeação de Mohammad Farhadi como ministro das Ciências, um ministério importante porque administra as universidades do país. Farhadi, nome apresentado pelo presidente Hassan Rohani, obteve 197 votos favoráveis de um total de 235, enquanto 28 deputados votaram contra.

[SAIBAMAIS]A nomeação de Farhadi aconteceu depois da rejeição do Parlamento, nas últimas semanas, a dois candidatos considerados muito próximos ao movimento de protesto contra a reeleição de Mahmud Ahmadinejad em junho de 2009. O ministério da Ciência, Investigação e Tecnologia é considerado muito sensível porque administra as universidades e o regime controla com firmeza as atividades políticas dos estudantes.



Mohammad Farhadi "é um revolucionário, uma pessoa piedosa e moderada que acredita na mudança nas universidades", afirmou Rohani ao apresentar sua candidatura aos deputados.

Farhadi, nascido em 1949 em Shahrud, província de Semnan, ao leste de Teerã, é médico de profissão. Nos anos 80 foi ministro da Cultura e Ensino Superior e entre 1997 e 2001, durante a presidência do reformista Mohammad Khatami, ministro da Saúde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação