Mundo

Governo do Irã vê excesso de oferta de petróleo no mercado mundial

Segundo o ministro do setor, a situação que vai piorar no próximo ano

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 10:17


Viena - O mercado de petróleo está com excesso de oferta, uma situação que vai piorar no próximo ano, e a OPEP deverá responder com o apoio de produtores não-membros da organização, declarou nesta quarta-feira (26/11) o ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namdar Zanganeh. "Todos os especialistas acreditam que há um excesso de oferta no mercado de petróleo e no próximo ano haverá ainda mais excesso de oferta", indicou o ministro em sua chegada a Viena, na véspera de uma das mais importantes reuniões da OPEP em anos.

[SAIBAMAIS]Questionado sobre a necessidade de a OPEP reduzir a produção para ajustar o mercado de petróleo, Zanganeh ressaltou que "precisamos discutir, confrontar os nossos pontos de vista e tomar uma decisão", e "para lidar com esta situação, temos de ter uma contribuição de países produtores fora da OPEP", acrescentou.



Os ministros dos 12 Estados da OPEP deverão rever em Viena naa quinta-feira o teto de produção coletiva, fixado em 30 milhões de barris por dia por três anos, quase um terço do petróleo bruto extraído diariamente no mundo. Mas o cartel está dividido. Estados como Venezuela defendem abertamente uma queda na produção, enquanto a Arábia Saudita, líder e maior produtor da OPEP, resiste aos pedidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação