Mundo

Ataques do regime sírio contra Raqa deixam pelo menos 95 mortos

Raqa é a única capital provincial controlada pelo EI desde que este grupo extremista sunita entrou na Síria em 2013

Agência France-Presse
postado em 26/11/2014 10:29
Beirute - Pelo menos 95 pessoas, incluindo muitos civis, morreram nos ataques executados na terça-feira (25/11) pela aviação do regime de Bashar al-Assad contra Raqa, reduto do grupo Estado Islâmico (EI). A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que pelo menos 52 vítimas eram civis e que não sabe se as demais seriam jihadistas do EI, que o grupo extremista que controla Raqa. O balanço anterior registrava 63 mortos.

[SAIBAMAIS]Segundo o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, alguns pontos atacados ficam perto das posições do EI e vários jihadistas teriam falecido. Os dois ataques aéreos sucessivos tiveram como alvo a zona industrial de Raqa. "Depois do primeiro ataque, as pessoas começaram a correr para ajudar as vítimas e, neste momento, aconteceu o segundo ataque", disse Abdel Rahman.



Vídeos divulgados na internet por ativistas de Raqa mostram corpos ensanguentados nas ruas. Raqa é a única capital provincial controlada pelo EI desde que este grupo extremista sunita entrou na Síria em 2013. A cidade virou o reduto do Estado Islâmico no país. O regime sírio iniciou nos últimos meses uma série de ataques contra as posições do EI nas regiões norte e leste da Síria. Nas últimas semanas vários locais controlados pelo EI em Raqa e na sua região foram atingidos por ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação